Avaliação Psicológica da Aprendizagem

Avaliação Psicológica da Aprendizagem
Avaliação Psicológica da Aprendizagem

Em alguns casos as crianças com problemas de aprendizagem apresentam  ansiedade,  autoconceito prejudicado, com evidente sinais de sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos não elaborados, podendo ainda apresentar  dificuldades de comunicação e timidez.

A motivação é um dos fatores que interferem no desempenho escolar dos alunos e referem que há inúmeras variáveis, como o ambiente da sala de aula, postura e ações do professor, uso inadequado de estratégias de aprendizagem e aspectos emocionais, que podem desencadear ou inibir a motivação dos estudantes.



Principais Transtornos relacionados na Aprendizagem

 Observa-se diferenças significativas na função memória entre alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar.

Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivos ou ao processamento da informação.

Essas diferenças foram significativas entre os alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar no item memória.

Crianças com TDAH possuem resultado pior em organização perceptual.

As principais diferenciações nos quadros de crianças com dislexia e discalculia estão nas habilidades escolares de leitura e escrita, não sendo observadas alterações evidentes em outras funções cognitivas.

Um dos testes padrão ouro que ajuda a diferenciar aspectos envolvidos na leitura é o subteste vocabulário da escala Wechsler . 

Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivos ou ao processamento da informação.

Transtornos de Linguagem
Transtornos de Linguagem

Os distúrbios de linguagem têm um papel importante no funcionamento social e nas relações interpessoais dos pacientes.

Déficits de linguagem pragmática  está relacionado com disfunções na  Teoria da Mente, Funções Executivas, distúrbio de pensamento, atenção dividida, cognição social e inteligência.