Avaliação Psicológica da Inteligência

Avaliação Psicológica da Inteligência
Avaliação Psicológica da Inteligência

 Quanto menor o nível intelectual das crianças, mais problemas de comportamento elas apresentavam.

Já nos adultos e idosos a avaliação do declínio cognitivo (redução normal do nível de inteligência de acordo com o envelhecimento) algumas  pesquisas apontam que pacientes menos escolarizados mostraram piores desempenhos do que os outros. Portanto, o nível de escolaridade do paciente aumenta a reserva cognitiva atuando como um fator de proteção ao envelhecimento e reduzindo o declínio cognitivo.

Outras funções cognitivas preservadas em razão da escolarização do paciente é o raciocínio abstrato e a atenção sustentada.

Uma das formas de avaliar a reserva cognitiva pode ser obtida no subteste Vocabulário da escala Wechsler, padrão ouro, que permite observar o declínio cognitivo leve que eventualmente pode dar ensejo ao início de um processo degenerativo (ex. demência).


Constructos avaliados

Inteligência Cristalizada

conhecimentos, habilidades e conteúdos decorrentes da experiência educacional e exposição cultural

Raciocínio Verbal 

extensão e profundidade do conhecimento verbal vocabular envolvendo analogias entre palavras, em tarefas nas quais o sujeito deve analisar a relação entre duas palavras dadas, aplicando-a para a resolução de uma segunda relação-problema.

 Raciocínio Abstrato 

capacidade de resolver problemas com estímulos abstratos, avalia a capacidade de estabelecer relações abstratas em situações novas para as quais se possui pouco conhecimento previamente aprendido

Raciocínio Numérico

conhecimento de equações simples de matemática/ habilidade quantitativa) avalia a capacidade de raciocinar indutiva e dedutivamente com símbolos numéricos em problemas de indução e o conhecimento e a facilidade de executar as operações aritméticas básicas

Raciocínio Espacial

 capacidade de resolver problemas que exigem processamento mental de imagens, constituídos por cubos em diferentes posições,

Raciocínio Mecânico

avalia o conhecimento prático de mecânica e física e a capacidade de integrar as informações em textos com a figura descritiva da situação-problema