Avaliação Psicológica Infantil

O acompanhamento do desenvolvimento da criança em seu estágio inicial de vida permite avaliar os marcos de desenvolvimento das habilidades da sensopercepção, psicomotricidade e o desenvolvimento da linguagem. Os avanços das pesquisas cientificas sobre os transtornos do neurodesenolvimento auxiliam no diagnóstico de doenças neurológicas e genéticas, além de permitir o início de processos de reabilitação através de avalição multiprofissional com psicológos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas entre outros.

de 4 a 8 anos
de 4 a 8 anos

Nesse novo período do desenvolvimentos, novos desafios são esperados como o desenvolvimento das habilidades sociais de comunicação e comportamentos mais adaptativos, que se somam aos conhecimentos adquiridos da alfabetização e o desenvolvimento da escrita e do pensamento concreto. Dentre os principais desafios destacam-se o controle e regulação emocional, habilidades essenciais para o bom desenvolvimento da socialização e interrelação pessoal, início da identificação em problemas de aprendizagem: dislexia e discalculia e déficit de atenção, também se sobressaem entre as crinças nessa faixa etária.

de 9 a 12 anos
de 9 a 12 anos

Do último período da fase da infância, dos 9 aos 12 anos prevalecem situações escolares, envolvendo as dificuldades de aprendizagem, socialização e interrelação pessoal. Questões emocionais também surgem como uma demanda recorrente, em razão das questões  ambientais vivenciadas pela criança.

Tais situações podem ser melhor analisadas após a devida avaliação compreensiva realizada de modo abrangente considerando todos os aspectos biopsicosociais da criança.

Principais contextos da Avaliação Psicológica Infantil 

A avaliação psicológica do desenvolvimento  avalia a a criança em todas as suas idades mediante a realização de atividades lúdicas e aplicação de testes psicológicos aprovados pelo Satepsi, cujo objetivo é identificar eventuais atrasos ou déficits no desenvolvimento, criando estratégias para reabilitação de eventuais funções prejudicadas, evitando que elas venham a causar maior prejuízo ao paciente nas fases de alfabetização e escolarização.

Avaliação Psicológica Jurídica
Avaliação Psicológica Jurídica

A avaliação psicológica jurídica também se relaciona com as crianças em razão de processos judiciais de guarda, alienação parental e episódios de violências sofridas ou presenciadas pelas crianças. 

Nessa hipótese o trabalho realizado na qualdiade de assistente técnico judicial permite avaliar laudos periciais, formular quesitos e impugnar provas que estejam em desacordo com as normas do Conselho Regional de Psicologia ou com as últimas descobertas da ciência baseada em evidências.

Avaliação psicológica  da Aprendizagem visa avaliar as habilidades intelectuais da criança em fase de escolarização, possibilitando o desenvolvimento de estratégias para reduzir os prejuízos na aquisição de conhecimentos.

Também aborda a avaliação psicológica de altas habilidades intelectuais, auxiliando no amparo no desenvolvimento de habilidades sociais.

A avaliação psicológica da emoção e do humor mesmo em crianças se faz cada vez mais necessária uma vez que a depressão infantil e a ansiedade  vem aumentando consideravelmente sua incidência nas crianças.   A regulação apropriada das emoções positivas é crucial na vida diária para alcançar objetivos comportamentais. A incapacidade de regular adequadamente as emoções é um fator de risco para depressão e transtornos de ansiedade.

Avaliação Neuropsicológica realizada a partir dos seis anos de idade permite o rastreio das principais funções mentais da criança e auxilia na obtenção de um diagnóstico mais preciso e no estabelecimento de metas e estratégias de reabilitação.

Avaliação das funções executivas em crianças auxilia no monitoramento das funções de planejamento, execução, controle inibitório, responsáveis para a regulação da impulsividade e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos mais adaptativos.

Avaliação psicológica da atenção seletiva, atenção concentrada e atenção difusa, permite diagnósticar transtornos de aprendizagem tais como TDAH entre outros.

Avaliação Psicológica da Inteligência
Avaliação Psicológica da Inteligência

Avaliação Psicológica da inteligência em crianças através de testes padrão ouro tanto em crianças verbais como não verbais permite a compreensão do funcionamento da criança e o desenvolvimento de planejamento estratégico individual para melhorar as funções prejudicadas e o desempenho da criança.

Avaliação Psicológica da Autoestima
Avaliação Psicológica da Autoestima

Avaliação psicológica da autoestima está relacionada as questões emoções e a aprendizagem da criança e o modo como enfrenta os desafios do dia a dia. O impacto da autoestima no desempenho social e escolar das crianças já encontra-se bem difundido pela literatura ciêntifica especializada.

Avaliação da Habilidades Sociais
Avaliação da Habilidades Sociais

A avaliação das habilidades sociais emerge como um pilar fundamental no espectro do desenvolvimento humano, desempenhando um papel crucial na promoção de interações saudáveis e construtivas na sociedade. Este processo não apenas facilita a compreensão das competências interpessoais de um indivíduo, mas também ilumina caminhos para o aprimoramento de relações pessoais e profissionais, contribuindo significativamente para o bem-estar geral.

Habilidades sociais, tais como comunicação eficaz, empatia, assertividade e capacidade de escuta, são essenciais para uma integração social bem-sucedida. Elas permitem que os indivíduos naveguem no complexo tecido das relações humanas com maior facilidade e confiança, facilitando o estabelecimento de conexões significativas com os outros. A avaliação destas habilidades, portanto, proporciona uma base sólida para o reconhecimento de áreas que necessitam de desenvolvimento, bem como para a celebração das forças já presentes.


Availação Psicológica do Comportamento
Availação Psicológica do Comportamento

A avaliação psicológica do comportamento é uma ferramenta fundamental na compreensão profunda dos indivíduos, permitindo a identificação de padrões de comportamento, suas origens e os fatores que os influenciam. Este processo é crucial para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas eficazes, que visam melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar psicológico.

Por meio da avaliação comportamental, os psicólogos são capazes de coletar dados valiosos sobre o comportamento em diferentes contextos, o que facilita a identificação de comportamentos adaptativos e maladaptativos. Esta análise detalhada possibilita a compreensão das motivações subjacentes ao comportamento, incluindo pensamentos, emoções e experiências passadas que podem estar influenciando as ações atuais do indivíduo.

Transtorno do Espectro Austista
Transtorno do Espectro Austista

A avaliação psicológica do autismo é uma etapa crucial no processo de compreender e atender às necessidades individuais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta avaliação não apenas ilumina o caminho para uma compreensão abrangente do perfil de cada indivíduo, mas também destaca a importância de abordagens personalizadas e baseadas em evidências no tratamento do autismo.