Avaliação Psicológica Infantil do Desenvolvimento

O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na primeira infância pode afetar o desenvolvimento cognitivo subsequente das crianças.

Crianças prematuras e com baixo peso apresentam com mais frequência alterações funcionais cerebrais específicas, associadas aos transtornos cognitivo-comportamentais e de aprendizagem., e são mais propensas a apresentarem alterações no desenvolvimento motor e funcional, detectáveis antes da idade escolar.

 Quanto menor o nível intelectual das crianças, mais problemas de comportamento elas apresentavam.

Crianças com atraso no desenvolvimento apresentam normalmente  índice de inteligência (QI) mais baixos, pontuações mais baixas e mais erros em tarefas de cópia e memória quando comparadas a crianças com desenvolvimento típico.

Segundo pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, em países desenvolvidos uma a cada seis crianças terão:

- paralisia cerebal;

- deficiência intelecual;

- problemas de aprendizagem;

- atraso no desenvolvimento ;

- transtorno do déficit de atenção;

- transtorno do espectro autista;


Transtorno mental infantil com início antes dos 7 anos de idade e envolve atenção prejudicada ou diminuída, impulsividade e hiperatividade

Observa-se diferenças significativas na função memória entre alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar.

crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivo ou ao processamento da informação

As principais diferenciações nos quadros de crianças com dislexia e discalculia estão nas habilidades escolares de leitura e escrita, não sendo observadas alterações evidentes em outras funções cognitivas.

Um dos testes padrão ouro que ajuda a diferenciar aspectos envolvidos na leitura é o subteste vocabulário da escala Wechsler .

Crianças com Dislexia e TDAH apresentam escores mais baixos do que alunos sem dificuldades de aprendizagem no teste de Figuras complexas de Rey e pode estar relacionado aos déficits cognitivo ou ao processamento da informação

Transtornos do espectro autista
Transtornos do espectro autista

Transtorno do desenvolvimento que aparece nos primeiros 3 anos de vida e afeta o desenvolvimento normal do cérebro de habilidades sociais e de comunicação.